• 0 Items - 0,00
    • Carrinho vazio.

Iniciativa - Impactos do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa (1.ª edição)

Publicado a 18/05/2022, na categoria: Booksmile

Impactos do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa

Maria Francisca Macedo, professora e autora da coleção O Clube dos Cientistas, partilha os resultados de um estudo realizado com o apoio dos professores que participaram, com as suas turmas, na 1.ª edição do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa.  O aumento da motivação para a leitura, para a escrita e para a exploração, e um complemento positivo para o trabalho dos docentes são dois impactos principais destacados.

O Campeonato de Ciência e Escrita Criativa é uma iniciativa da 20|20 Editora nas escolas que visa incentivar a leitura, a escrita e a experimentação, a partir da coleção O Clube dos Cientistas.

Depois da participação neste campeonato, pedimos aos professores que registassem as suas observações num questionário para melhor avaliar os resultados.

Na edição anterior, a maioria das turmas leu um capítulo ou o livro inteiro em sala de aula, sendo que muitas das bibliotecas organizaram atividades complementares. Para além de leituras, participar no campeonato desafiou as turmas a experimentar: 9 em cada 10 turmas fizeram experiências em sala de aula e 7 em cada 10 crianças fez experiências e/ou leituras fora da escola.

Este estudo foi feito em colaboração com os professores, que nos relataram as suas observações. Ao analisar os dados, destacamos dois dos principais impactos sentidos pela comunidade escolar:

Impacto 1: Alunos mais motivados para ler, escrever e explorar

Houve uma evolução significativa sentida nos alunos, comparando as acções antes e depois da participação do campeonato. O maior impacto sentido foi numa maior motivação para escrever histórias e fazer experiências. Para além disso, quase 80% dos alunos ficaram com vontade de ler mais livros depois de conhecer melhor a coleção. Em relação a leituras dos alunos, 36% requisitou mais livros na biblioteca escolar e 68% dos alunos foram observados pelos seus professores a ler mais livros e a fazê-lo com maior autonomia.


Impacto 2: Complemento positivo no trabalho dos professores

Todos os professores inquiridos consideraram que este campeonato foi útil para complementar as ferramentas docentes.

Para além disso, a maioria (96%) dos professores inquiridos relata que um dos pontos fortes desta atividade foi o estímulo e aumento da motivação para a leitura e/ou escrita.

Mais de metade dos professores (57,1%) relata que sentiu dificuldades devido à evolução pandémica ao longo do ano mas que, apesar disso, participar no campeonato e organizar as leituras e atividades foi benéfico e motivante, quer para alunos quer para professores.

Quando questionados sobre as principais áreas estimuladas, foram destacadas:

A participação no campeonato podia ser feita em apenas uma ou duas aulas, com a leitura e a escrita do conto. Apesar disso, 75% dos professores relata ter investido mais tempo e ter sentido os impactos positivos durante várias semanas.

No final do questionário, mais de 9 em cada 10 professores relataram ter ficado com muita vontade de participar noutras atividades, nomeadamente concursos, encontros de autor… ou até num novo Campeonato de Ciência e Escrita Criativa.

Estes resultados foram sentidos devido às ferramentas e desafios propostos no Campeonato, independentemente dos resultados finais. Todas as turmas receberam diplomas de participação.

Para além disso, as três turmas vencedoras receberam livros para os alunos, professores e bibliotecas escolares, troféu, ofertas do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva e diplomas, numa cerimónia em sua honra.

Como não podia deixar de ser, depois deste sucesso, estão já abertas
as inscrições para a 2.ª edição deste Campeonato de Ciência e Escrita Criativa!

 

Partilhar