• 0 Items - 0,00
    • Carrinho vazio.

Mafalda Cordeiro: «Esta é uma coleção para promover a autoestima e a coragem das crianças»

Publicado a 02/07/2024, na categoria: Booksmile, Destaque, Educação, Entrevistas

A Booksmile lança uma nova coleção nacional que incentiva a leitura autónoma, promove a autoestima, a empatia e inclui atividades para realizar em família ou na escola. Cada livro reúne 5 histórias do quotidiano das crianças, que recriam outros tantos desafios: bullying, separação dos pais, identidade, racismo, mudança, entre outros. Os textos são de Mafalda Cordeiro, autora de Política para Crianças (ed. Booksmile, 2024), que também dinamiza oficinas de escrita criativa para os mais novos. No final de cada história, existe um guião que ajuda a interpretar o texto e propõe atividades de reflexão. Falámos com a autora para saber mais.

 

Como surgiu o desafio de escrever estes livros?

Estas temáticas sempre me interessaram e despertaram a atenção. Por isso, quando fui desafiada pela querida editora Susana Paiva, da Booksmile, para desenvolvermos juntas uma coleção para promover a autoestima e a coragem das crianças, disse logo que sim. A ideia é que as crianças se revejam nestas personagens, que se envolvam nestas pequenas histórias positivas do dia a dia, e que se sintam inspiradas.

 

O que podemos encontrar nas histórias e nas atividades propostas?

Cada livro integra 5 histórias muito ternurentas que refletem episódios do dia a dia dos mais novos, com personagens com as quais as crianças se vão identificar e nas quais vão reconhecer as suas famílias, os amigos, os colegas da escola, situações pelas quais passaram elas próprias ou que viram acontecer com outros. E mesmo que não as tenham vivido, poderão ainda vir a viver – e assim já estarão mais preparadas e/ou mais informadas. O objetivo é que estes livros forneçam algumas ferramentas muito práticas e muito diretas, que as crianças vão poder utilizar na sua vida e transpor para a sua realidade. Todas as histórias têm uma temática base e, no final de cada uma dessas histórias, proponho alguns exercícios, dicas, reflexões e apresento sugestões e informações extra. São histórias dirigidas sobretudo a crianças a partir dos 6 anos que, pela simplicidade e fluidez dos textos, estimulam a leitura autónoma. Podemos ainda encontrar pequenos pormenores de deliciosas ilustrações da querida Aline Gonçalves, uma ilustradora brasileira que prontamente aceitou o convite da Booksmile para embarcar nesta aventura. E parece-me que é uma aposta ganha!

 

Qual o foi critério para escolher as temáticas abordadas: bullying, género, aceitação, racismo, mudança, separação dos pais…?

Eu sou mãe de 3 crianças, sou tia verdadeira dos meus sobrinhos e tia emprestada de muitos filhos de amigos, e dinamizo muitas sessões e oficinas com crianças, nas escolas e noutros ambientes. Isto permite-me estar muito perto da realidade delas, do que elas vivem, do que sentem, dos desafios que enfrentam ao crescer nesta época… E, em conjunto com a minha editora, foi muito fácil escolher os temas que achávamos mais importantes abordar.

 

Estes livros têm um enorme potencial para serem trabalhados na escola. Podes falar sobre isso?

Eu adoro escrever para esta faixa etária, contar-lhes histórias! Poder pegar nestes livros e levar estas histórias para as dinâmicas que faço nas escolas é uma perspetiva espetacular e que quero iniciar a muito curto prazo.

Poder lançar os temas, ouvir o que as crianças têm a dizer sobre isso, pô-las a pensar, a trocar ideias e a discutir pontos de vista é incrível. E gosto de conciliar este trabalho com jogos de escrita criativa para que as crianças e os jovens percebam que ler e escrever pode e deve ser divertido.

 

Tens mais projetos na manga? O que podemos esperar a seguir?

Este é o 1.º livro de uma coleção e o 2.º volume sai também em julho. São dois livros perfeitos para as crianças levarem nas férias, e no final do ano teremos mais novidades.

No dia 26 de agosto vai sair um livro muito giro e útil para todas as crianças e jovens, Aprende a Poupar, e que serve de iniciação, de forma muito divertida, prática e colorida, à literacia financeira. Posso ainda revelar que também estou a trabalhar numa nova coleção muito especial para a Fábula Educação. Os leitores que se mantenham atentos, porque estamos a desenvolver ideias muito, muito giras e projetos cheios de potencial.

 

Acredita na Força Que Tens!

9,86

Descobre 5 histórias inspiradoras sobre crianças incríveis como tu! Um livro perfeito para te mostrar que, por mais desafiantes que sejam os teus dias, tu és capaz de ultrapassar qualquer obstáculo!

Acredita na força que tens!

Desperta a Coragem Que Há em Ti!

9,86

Descobre 5 histórias inspiradoras sobre crianças incríveis como tu! Um livro perfeito para te mostrar que, por mais desafiantes que sejam os teus dias, tu és capaz de ultrapassar qualquer obstáculo! Desperta a coragem que há em ti!

Partilhar