• 0 Items - 0,00
    • Carrinho vazio.

12 meses, 12 livros para descobrir em família

Publicado a 16/01/2023, na categoria: Sugestões, Booksmile, Destaque, Fábula, Lilliput, Nuvem de Letras

O início de um novo ano sugere planos de leitura, desafios e aprendizagens. Com inspiração nos ritmos e modos do calendário, sugerimos um livro para cada mês, associado a uma efeméride, à boleia da estação ou ao sabor da vontade.  Da mudança ao amor, das cores primaveris ao calor do verão, das viagens ao recolhimento, da bondade ao bullying, não faltam ideias para crescer e aprender com os livros.

 

Janeiro
Mudar começa por nós
O início do novo ano traz planos de mudança, e este álbum maravilhoso inspira a mudar alguns hábitos que podem fazer a diferença na nossa vida e na vida da nossa comunidade.

 

Fevereiro
O Amor Cresce em Toda a Parte
O Dia dos Namorados é o pretexto para esta celebração do amor nas suas múltiplas formas e variedades. A comparação feliz entre o que faz crescer as plantas e o que faz florescer o amor, juntamente com as ilustrações carinhosas, torna o livro poético e encantador.

 

Março
O Bando
Em março sopram ventos primaveris, e não faltam livros que celebram as delícias da chegada da nova estação, com os seus rituais próprios, a proximidade à natureza e a partilha de experiências e amizades.

 

Abril
Avó, Onde Estavas no 25 de Abril?
Ana Markl e Christina Casnellie encontram a fórmula certa para traduzir temas da nossa cultura e da nossa História, numa linguagem textual e visual cheia de humor e irreverência, sem perder o rigor dos factos. Depois de terem desfiado expressões idiomáticas, trocam a Revolução de Abril por miúdos. É a nossa sugestão para o Dia da Liberdade.

 

Maio
O Que se Faz no Museu?
O Dia Internacional dos Museus assinala-se a 18 de maio, e durante este mês são várias as iniciativas que convidam a descobrir os museus nacionais. Mas este livro faz sentido durante todo o ano para aguçar a curiosidade sobre os museus (e o teatro, já agora, que celebra o seu dia mundial a 27 de março), sendo o guia perfeito para descobrir em família.

 

Junho
Boleia
Um surfista vai sozinho para a praia e acaba a dar boleia a personagens muito particulares, algumas das quais parecem ter saído de outras histórias infantis. Será que ele vai conseguir chegar ao seu destino? Um álbum cheio de humor, com uma narrativa simples e cumulativa. A sequência e as repetições permitem que a criança memorize a história e queira ser ela própria a contá-la. Ilustrações originais, experimentais e divertidas. Vencedor do prémio Jabuti.

 

Julho
No Meu Tempo
Uma avó descreve à sua neta o mundo antes de se tornar cinzento. A neta, por seu lado, mostra-lhe que continua a haver magia no mundo .Um livro maravilhoso que não só nos transporta à nostalgia da infância como nos lembra de como é importante encontrar a magia onde quer que ela esteja. Uma encantadora celebração da relação entre avós e netos, que partilham como ninguém a magia, a alegria e o amor, tanto do passado quanto do presente. Uma encantadora celebração do Dia dos Avós (26 de julho).

 

Agosto
O Som das Coisas Leves Quando Caem
Numa ilha que nunca está no mesmo sítio, e ninguém sabe ao certo onde fica, vivem uma Menina e a sua cadela, Jasmim. Um livro poético e um objeto gráfico de grande beleza, com texto da premiada tradutora Catarina Ferreira de Almeida e ilustrações de Sérgio Condeço.

 

Setembro
Quero Ter um Superpoder
Em tempo de regresso às aulas, todos precisamos de confiança extra e de descobrir os superpoderes que temos cá dentro. Nesta história, depois de refletir sobre os superpoderes que outros possuem, o coelho percebe que o mais importante ele já tem. Autora premiada com uma menção honrosa de Bologna Ragazzi Award.

 

Outubro
Eu Falo Como um Rio
Baseado na sua própria experiência, o poeta Jordan Scott descreve a história de um menino que gagueja. Sydney Smith ilustrou magistralmente este texto poderoso e intimista. Uma obra multipremiada de dois autores galardoados. A nossa escolha para o Dia Mundial de Combate ao Bullying (20 de outubro).

 

Novembro
Viva a Bondade
Um álbum cheio de cor e imaginação, da autoria das irmãs Sabrina e Eunice Moyle, que nos inspira a espalhar pequenos gestos de bondade por quem nos rodeia. Por exemplo, ações tão simples como dizer «por favor» e «obrigado» tornam o nosso dia a dia muito mais agradável. As páginas com frases simples e mensagens divertidas, repletas de humor, são complementadas com ilustrações muito ternurentas. Perfeito para assinalar o Dia Mundial da Bondade (13 de novembro).

 

Dezembro
O Casamento do Meu Tio
O tio preferido da Camila vai casar-se, e todos ficam muito entusiasmados… exceto a Camila. Uma história calorosa e inspiradora sobre afetos, emoções e o verdadeiro significado da palavra família. Um hino ao amor universal, e uma sugestão perfeita para o espírito de união que carateriza esta época.

Partilhar