• 0 Items - 0,00
    • Carrinho vazio.

Crescer com os livros — Projeto JÁ SEI LER: Leitura em Voz Alta

Publicado a 18/05/2022, na categoria: Penguin Random House Grupo Editorial Portugal


Sandrina Esteves, Professora Adjunta do ISEC – Lisboa, apresenta as linhas gerais do projeto JÁ SEI LER: Leitura em Voz Alta, inserido nas novas estratégias de motivação para a leitura. Envolvendo a escola, a família e a comunidade, esta iniciativa pretende responder aos novos desafios que se colocam ao ensino da leitura, nomeadamente através de práticas partilhadas que desenvolvem a construção individual e social.

É pela leitura que podemos levar o aluno a enriquecer-se, através do contacto com outras vivências e com outros mundos. Hoje em dia, a leitura é indispensável à vida, uma vez que esta é uma competência essencial para o bom desempenho pessoal, social e académico do ser humano.

Todavia, e cada vez mais, nos dias de hoje, vivemos numa sociedade que se afasta do livro e da leitura, tornando-se essencial despertar e motivar os alunos para o gosto pela leitura. A leitura está em mudança, fruto de um novo paradigma de sociedade. Fala-se muito da urgência de estratégias promotoras da leitura, talvez porque sabemos que muitas das nossas crianças já sabem ler, mas não se interessam pela leitura, pelo livro enquanto objeto. Por outro lado, sabe-se que é nos anos iniciais de escolaridade que se ganham (ou vêm a perder) leitores para a vida. É importante percebermos, também, que saber ler bem depende de ter aprendido bem a ler e que ninguém aprende se não estiver motivado e não for ensinado por quem também sinta motivação para o fazer. Mais ainda, e como se sabe, quem lê mais lê melhor e, se lê melhor, vai ter vontade de ler mais.

Compete-nos a todos nós, por isso, semear o gosto pela leitura e mostrar aos alunos tudo o que o ato de ler possibilita. É por isso de extrema importância que estes contactem com livros, ouçam ler em voz alta e pratiquem diariamente a leitura. Devem pois ser criados momentos de colaboração entre professores, família e comunidade, com o intuito de promover a leitura e, assim, o sucesso escolar e pessoal dos alunos.

Saber ler permite aos alunos a possibilidade de melhor compreenderem o mundo que os rodeia, mas para ter vontade de ler, a criança precisa de perceber o que é a leitura, até porque aprender a ler não se esgota no exercício mecânico de tradução de uma mancha gráfica num conjunto de sons, razão pela qual, atualmente, os grandes desafios que se colocam ao ensino da leitura são:

  • ensinar a ler criticamente;
  • ensinar a gostar de ler;
  • criar hábitos de leitura para a vida.

Neste sentido, o estímulo à leitura deve ser sistemático e uma meta prioritária em países em vias de desenvolvimento e a procura de novas técnicas e estratégias de motivação para a leitura devem ser alvo de pesquisas que visem a aproximação do livro ao leitor.

O projeto JÁ SEI LER: Leitura em Voz Alta, que teve início em janeiro de 2019, no Município do Entroncamento, destina-se a crianças que frequentavam o 1º ano de escolaridade em 2018/2019, acompanhando-as ao longo do seu percurso de quatro anos no 1.º ciclo do ensino básico. O projeto tem como entidade promotora o ISEC Lisboa e decorre de uma parceria estabelecida com o Município do Entroncamento e o Plano Nacional de Leitura, que estabeleceram um protocolo de cooperação mútua que visa o melhor desempenho das respetivas missões, aproveitando as potencialidades de cada um, e valorizando a ação de todos, atuando em três grandes eixos:

(i) promoção de estratégias que fomentem a leitura em voz alta em sala de aula, com vista ao desenvolvimento de uma leitura fluente e compreensiva;

(ii) desenvolvimento de hábitos de leitura partilhada em família, que conduzam a um sucesso pessoal e escolar;

(iii) envolvimento com a comunidade, levando a uma sensibilização face à importância da leitura na construção individual e do futuro cidadão.

O projeto tem como objeto de estudo as práticas de leitura em voz alta realizadas em sala de aula, em família e em comunidade, tendo por base a premissa de que a promoção de tais práticas potenciará a competência leitora dos alunos envolvidos no projeto e, consequentemente, o seu sucesso académico, pessoal e social.

Como grande contributo dos três anos de funcionamento do projeto há a destacar o envolvimento da escola, da família e da comunidade no desenvolvimento do mesmo.

Com efeito, as atividades desenvolvidas até ao momento permitiram o envolvimento de diferentes atores, situados nos diferentes espaços da relação triangular escola-família-comunidade. Na verdade, apesar de algumas atividades estarem previstas, desde a génese do projeto, à medida que este foi sendo implementado, originou, por parte dos vários atores envolvidos, a promoção de novas atividades e iniciativas. Atividades e iniciativas essas, propostas pelos diferentes polos desta relação.

Sendo 2021/2022 o último ano do projeto, será agora altura de fazer um balanço, no sentindo de perceber quais os verdadeiros aspetos da leitura, enquanto ferramenta primordial no acesso às demais aprendizagens, que merecem cuidado e investimento por parte da tríade escola-família-comunidade.

Sandrina Esteves, Professora Adjunta do ISEC – Lisboa, doutorada em Educação Especial, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa

Partilhar