• 0 Items - 0,00
    • Carrinho vazio.

Inspiração - Professora Filomena Afonso Mourinho

Publicado a 18/05/2022, na categoria: Penguin Random House Grupo Editorial Portugal

Abrir a porta ao universo mágico da leitura

Os livros fazem parte da minha vida, desde a infância. Uma das minhas primeiras memórias é do meu pai a ler-me a história da Bela Adormecida. Quando aprendi a ler, comecei a frequentar, avidamente, a biblioteca da minha cidade, onde requisitava o máximo de livros permitido, que devorava sofregamente, para depois lá voltar e trazer mais um punhado deles. Eram os livros que me faziam companhia quando estava doente, nas tardes de férias e, também, nas horas em que não estava com os meus amigos. Acredito que o facto de o meu pai me ler histórias foi um grande impulso para me tornar leitora.

Para fortalecer ainda mais esse meu vínculo aos livros, a minha professora de Português do sexto ano lia-nos, semanalmente, um capítulo de Uma Aventura na Floresta, o que me tornou, aí sim, uma viciada na leitura. Sou fã incondicional de livros, especialmente dos que falam de livros, de livrarias e de bibliotecas. Raramente leio um livro duas vezes (exceção para Cem Anos de Solidão, que já li duas vezes) porque acredito que há tantos livros para ler que não posso perder tempo a repeti-los, por muito que goste deles. Há livros dos quais não me consigo separar e há livros que entrego em outras mãos, porque precisam de ser partilhados.

Um dos livros que mais me marcou foi Cem Anos de Solidão, mas todos os livros deixam uma pequena marca em mim, mesmo que muito ténue – é esse o seu poder.

Como, para mim, ler é essencial, incentivo a leitura através do exemplo. Por vezes, conto pequenos trechos de histórias que leio, ou introduzo pequenos contos em Inglês nas aulas, para mostrar como um livro pode ser a chave para um mundo mágico. Como diretora de turma, após acompanhar a turma ao longo do ciclo, o meu presente de despedida é um livro de uma autora de quem muito gosto. Como são os livros que “escolhem” os alunos, mesmo os alunos que não gostam de ler acabam por se entregar à leitura. Posso não torná-los grandes leitores, mas, pelo menos, lanço a semente. Para muitos, é o primeiro livro que recebem na vida. É esse o meu papel – abrir-lhes as portas para o universo mágico da leitura.

Filomena Afonso Mourinho, Professora de Inglês do 3.º Ciclo e Secundário, Agrupamento de Escolas nº1 de Serpa | EB 2,3 Abade Correia da Serra

Partilhar