• 0 Items - 0,00
    • Carrinho vazio.

Livros de todas as cores

Publicado a 18/05/2022, na categoria: Sugestões

Uma seleção de livros para assinalar o Mês da História Negra (EUA) e o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial (21 de março). Inclui títulos de não-ficção que abordam as nossas origens e identidade, álbuns para pensar sobre diversidade desde a mais tenra infância, romances juvenis premiados, coleções de biografias e compêndios de ativistas que fizeram ouvir a sua voz e mudaram o mundo para sempre.

 

> Booksmile

Quem Sou Eu?
«Será que sou o meu corpo ou a minha cor de pele? Será que sou o que penso?» Do mesmo autor de Como Aqui Chegámos? (PNL), entre outros, este livro ajuda a discutir temas como o racismo ou a identidade de género. Uma viagem à nossa identidade, de um premiado autor de títulos de não-ficção para crianças.

O Rapaz ao Fundo da Sala
Notável obra de estreia, inspirada em histórias verdadeiras que a autora conheceu em campos de refugiados. A importância da amizade e da bondade contra a intolerância. Vencedor dos prémios Blue Peter e Waterstones para Melhor Livro Infantil.

> Lilliput

As Cores do Arco-Íris
O Pedro adora o verde da natureza, a Clara gosta de mergulhar no mar azul e a cozinha do Miguel é violeta. Somos todos como as cores do arco-íris, diferentes e únicos, mas sempre unidos.

> Fábula

Ghost
Ghost é um miúdo considerado «problemático», que vive sozinho com a mãe, após ambos terem escapado por um triz a um violento ataque do pai alcoólico. Foi nessa noite que Ghost aprendeu a correr. Certo dia, Ghost é desafiado a integrar a equipa de atletismo do bairro, na condição de se manter fora de sarilhos. Aprenderá as maiores lições com os seus erros e com as revelações dos colegas e do próprio treinador. Uma poderosa narrativa de superação através do desporto e da amizade. Finalista do National Book Award e primeiro volume de uma série do aclamado escritor norte-americano Jason Reynolds, embaixador para a literatura juvenil nos EUA.

Patina
A Patty é muito diferente das suas colegas do colégio privado. Não vive com os pais, mas com os tios, cuida da irmã mais nova, e faz parte de uma equipa de atletismo. Nos vários papéis, ela procura estar sempre à altura das exigências. Participar em corridas de estafetas vai levá-la a amadurecer ainda mais depressa. Segundo título da série em que cada volume tem como protagonista um elemento de uma equipa de atletismo. A superação através do desporto, da amizade e do espírito de equipa está presente em todas as histórias.

 

Olha Para os Dois Lados
Obra vencedora da Medalha CILIP Carnegie e finalista do National Book Award, entre outros prémios e distinções Igualmente escrito por Jason Reynolds, este arrebatador romance juvenil é constituído por dez histórias interligadas de jovens no seu caminho da escola para casa. O júri da Medalha CILIP descreveu a obra como «um conto de inocência que abrange temas fraturantes como bullying, homofobia e luto, e desafia o leitor a adotar uma perspetiva diferente, envolvente e inovadora.»

Pequenos Livros Sobre Grandes Pessoas: Nelson Mandela
Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro eleito da África do Sul. A sua história é extraordinária. Não é apenas sobre a luta pela liberdade de uma pessoa, mas de um país inteiro.

> Nuvem de Letras

A Nossa Pele Arco-íris
Escrito pela psicóloga colombiana Manuela Molina, este livro pode ser o ponto de partida para falar sobre as nossas diferenças e, acima de tudo, sobre o que nos une como seres humanos. Somos todos iguais no coração.

Meninos Pequenos, Grande Sonhos: Martin Luther King Jr
Um dos mais célebres ativistas pelos direitos civis, foi Martin Luther King que disse um dia a famosa frase «eu tenho um sonho», na qual evocava o desejo de todos serem iguais perante a sociedade e viver em harmonia. Inserido numa coleção empoderadora para inspirar a próxima geração de pessoas excecionais que irão mudar o mundo!

Splash: uma história de misturas coloridas
As cores eram todas especiais à sua maneira e viviam todas em harmonia… até ao dia em que um Vermelho resolveu dizer «Os Vermelhos são os maiores!» e desencadeou um grande alvoroço. Quando as cores decidem separar-se, haverá alguma coisa que possa fazê-las mudar de ideias? Um livro inspirador sobre a cor, a tolerância e a aceitação da diferença.

> Nuvem de Tinta

Raízes Negras
Uma celebração de pessoas negras visionárias que tiveram a coragem de sonhar e mudar a sua vida. E a dos outros. Da autoria de Lúcia Vicente, este livro inclui mais de 50 histórias biográficas de pessoas excecionais e pioneiras, de Martin Luther King a Marielle Franco, de Cesária Évora a Barack Obama. Exemplos de coragem, perseverança e liderança que não deixam esquecer como chegámos aqui e que nos lembram que podemos e devemos ir ainda mais longe. Com o apoio da CICDR – Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial e prefácio de Beatriz Gomes Dias.

100 Mulheres Negras que Mudaram o Mundo
Neste volume da coleção Raparigas Rebeldes, lêem-se histórias de cem mulheres negras incríveis que tentaram tornar o mundo melhor para si e para as pessoas à sua volta. Escrito e ilustrado inteiramente por mulheres ou pessoas não binárias negras, este volume inclui nomes atuais, como a poeta Amanda Gorman, mas também figuras históricas, como a jornalista Ida B. Wells ou a cantora Aretha Franklin. Com prefácio de CaShawn Thompson, criadora do movimento #blackgirlmagic.

Partilhar