• 0 Items - 0,00
    • Carrinho vazio.

«Os conteúdos STEM são alvo de um interesse cada vez maior»

Publicado a 13/12/2023, na categoria: Entrevistas, Sugestões

Entrevista para o blogue Leituras Descomplicadas, às editoras Filipa Casqueiro e Célia Louro, responsáveis pelas chancelas Booksmile, Lilliput e Nuvem de Letras.

 

O catálogo infantojuvenil da Penguin  é muito abrangente, tendo diversos títulos de ficção e não-ficção especialmente pensados para os pequenos leitores. Muito brevemente, como escolhem os livros que publicam?

Publicar livros infantojuvenis acarreta uma grande responsabilidade. Cada livro que lançamos vai contribuir para a formação e enriquecimento dos pequenos leitores. Por isso procuramos livros de qualidade, mas o mais diversificados possível: mais literários ou mais comerciais; ficção ou não-ficção; para um público que vai dos 0 aos 18 anos de idade. Abrangendo todas as áreas que poderão interessar os pequenos leitores de hoje, mas também os adultos (pais, professores, educadores), porque, na verdade, na maioria das vezes são eles os intermediários que fazem chegar os livros às mãos dos mais pequenos.
São várias as fontes a que recorremos para encontrar os melhores livros. No caso de livros estrangeiros, cujos direitos autorais contratamos e traduzimos para português, analisamos catálogos de editoras internacionais, contactamos agentes literários e visitamos feiras do livro internacionais. Também estamos sempre muito atentos aos media, nacionais e internacionais, para perceber tendências. No caso de projetos nacionais, recebemos diariamente manuscritos de autores portugueses (alguns já com livros publicados em Portugal, mas muitos a proporem uma primeira obra). Estes projetos são trabalhosos e demorados porque implicam um trabalho de equipa entre o autor do texto e o ilustrador, e trabalho de edição por parte da equipa da editora, mas é muito gratificante lançar projetos nacionais e trabalhar em grande proximidade com os autores.

 

Quais acham que são os principais valores que os vossos livros transmitem?

Procuramos que todos os nossos livros transmitam valores fundamentais. Sabemos que é na infância que se formam valores importantes que contribuem para a personalidade das crianças, como tal cada livro é uma oportunidade para que o pequeno leitor aprenda e cresça com a sua leitura. À primeira vista, há histórias que podem parecer simples, mas na verdade todos os livros que publicamos têm uma mensagem forte, ainda que transmitida através de metáforas, fábulas ou alegorias. Há histórias que contribuem para tornar as crianças mais seguras de si e conscientes de que a sua opinião importa (valores como a autoestima, a confiança e a coragem); outras que as despertam para estarem mais conscientes dos seus afetos (família e amizade); e outras ainda que as ensinam a ser respeitosas para com os outros (ainda que diferentes) e para com o meio-ambiente também (transmitindo valores como a humildade, a honestidade, a tolerância e a empatia).

 

Recentemente, o vosso catálogo tem vindo a apresentar cada vez mais livros STEM para os mais novos. Porquê a aposta neste tema?

Tanto na esfera pessoal das crianças como nos planos curriculares, os conteúdos STEM são alvo de um interesse cada vez maior. Desde livros a brinquedos, a aprendizagem destes conteúdos está cada vez mais presente na infância. O nosso trabalho é tornar esta aprendizagem o mais divertida e interessante possível. Na primeira infância, a melhor forma de aprender é a brincar, é esse o gancho para captarmos o interesse e estimularmos os mais pequenos a querer saber mais, daí a nossa procura por livros originais, com dinâmicas interativas e criativas.

 

Quais acham que são os maiores desafios de fazer chegar estes livros aos pequenos leitores e às suas famílias em comparação com os livros de ficção?

Julgo que os livros de ficção talvez possam ser mais imediatos, mais fáceis de partilhar. A compra ou a partilha de um livro de não-ficção, ou STEM, neste caso, pressupõe que existe um interesse (ou um desejo de que este venha a existir!) neste tema. Por este motivo, apostamos nas narrativas de não-ficção, livros que nos apresentam um fio condutor, uma narrativa, tal como as histórias tradicionais, mas cujas personagens principais podem ser átomos, matemática, o corpo humano, árvores, que nos ensinam a sua história e os seus processos. A construção é semelhante à ficção, mas o seu conteúdo pode ser uma lição de qualquer temática.

 

Se só pudessem escolher um livro STEM do vosso catálogo para oferecer a uma criança, qual seria?

Escolheria Nano, A Espetacular Ciência das Coisas Muito (mesmo Muito) Pequenas (ed. Lilliput). O mundo está cheio de elementos invisíveis sobre os quais não perdemos tempo a pensar ou a analisar. Mas existem átomos por todo o lado: no ar que se respira, na água que se bebe, em nós e nos outros seres vivos. Este livro, através da arte e da ciência que o compõem, convida-nos a olhar à nossa volta, e a pensar sobre tudo o que nos rodeia. Um livro imperdível, pela sua beleza e pelas suas mensagens.

 

Qual a mensagem que deixam aos pais dos pequenos leitores sobre a importância dos livros STEM?

A sigla inglesa STEM vem do inglês e refere-se a quatro áreas essenciais de conhecimento: Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia) e Mathematics (Matemática). Todas estas áreas são basilares no desenvolvimento infantil e todas estão fortemente ligadas, pois cada uma apoia e inspira as outras, promovendo o pensamento crítico, a criatividade, o raciocínio lógico, entre muitas outras aquisições importantes.
Por estas e muitas outras razões, o contacto com o universo STEM é importante e fundamental. E se pudermos fazê-lo através de livros que cativam e estimulam a curiosidade dos mais pequenos, temos o melhor de dois mundos.

 

Ebook STEM Natal do blogue Leituras Descomplicadas

Volume 1 _ Livros sobre Animais

Volume 2 _ Livros sobre a Natureza

Partilhar