• 0 Items - 0,00
    • Carrinho vazio.

Susana Almeida: «Acredito que somos mais felizes se olharmos para as coisas simples e pequenas da vida»

Publicado a 14/01/2024, na categoria: Entrevistas, Destaque, Nuvem de Letras

Susana Almeida, criadora do projeto Feliz É Quem Diz, acaba de lançar A minha história é única (ed. Nuvem de Letras), um álbum do bebé que é muito mais do que isso. É um livro de histórias e memórias, recheado de inspiração, para preencher e registar momentos felizes, únicos, irrepetíveis.

 

Quem é a Susana Almeida e o projeto Feliz É Quem Diz?
Eu sou a Susana, designer de 39 anos e com a maravilhosa cidade de Lisboa a morar no meu coração desde que nasci. Acredito que somos mais felizes se olharmos para as coisas simples e pequenas da vida e aprendermos a sorrir com elas. Sou uma miúda feliz que acredita que podemos ser como o Peter Pan e nunca envelhecer – é tudo uma questão de atitude. Gosto de tatuagens, flores, vestir-me com padrões diferentes, pintar o cabelo às cores, abraçar quem mais amo, passear na praia em dias de inverno cheios de sol, comer pastéis de nata com colheres de café e tantas coisas mais…

Contar a história do Feliz é quem diz de forma resumida não é fácil para mim, porque na verdade a história dele começa quase quando a minha história começou… É como se fossemos um só, uma única história.
Em termos concretos, o Feliz é quem diz nasceu há 11 anos a partir de uma ilustração de uma máquina fotográfica, num momento difícil da minha vida. Aquele foi o começo de uma grande mudança na minha vida! A partir daí muitas foram as ilustrações e trabalhos que tenho vindo a desenvolver, sempre com a felicidade como base e como forma de viver a vida 🙂 Acredito que só faz sentido cá andarmos se for para viver com sorrisos e muita alegria!

 

Quais são as tuas principais inspirações?
Procuro inspiração em tudo o que me rodeia e faz parte do meu dia-a-dia. Sou uma exploradora de pinterest e encontro tantas coisas incríveis por lá. Adoro arte de rua e uma boa galeria de arte enche o meu coração de alegria. Uma mesa cheia de amigos e muitas conversas cruzadas são combustível para a minha inspiração, assim como um longo passeio a sós com os meus pensamentos. Acima de tudo, o meu trabalho vem da pessoa que sou, do coração e da alma, que às vezes sorriem, outras vezes choram. São pedaços de mim, da minha vida e história, e ao mesmo tempo pedaços de tantas outras pessoas.

 

Como é um dia feliz?
Começar por não ter hora para acordar seria o maior privilégio, preguiçar na cama e abrir a janela para um sol aberto e quentinho. Há dias em que um passeio pela praia ou na natureza e um momento de sossego e silêncio comigo mesma são exatamente o que preciso. Noutro dias, será o embrenhar-me no rebuliço da cidade, almoçar numa mesa cheia de amigos e partilhar muitos risos, sorrisos e conversas altas. E sempre, o abraço quente da minha família, com quem adoro partilhar a mesa da cozinha ao jantar.

 

Quais são os teus planos para 2024?
Há vários anos que não faço grandes planos, pela ansiedade tremenda que me provoca a imprevisibilidade da vida, mas entrego à vida o desejo de equilíbrio entre a minha paz interna e alguma aventura no dia-a-dia, saúde e amor a temperar os dias, trabalhos desafiantes e bonitos, espaço para me pôr à prova e experimentar coisas novas. E rir sempre muito!

 

Partilhar